segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Razões para levar uma vida frugal

Hoje queria falar um pouco sobre o conceito que me levou a iniciar este blogue: a frugalidade. Ser frugal não é apenas mais um adjectivo que se possa atribuir a algo ou alguém. É um modo de vida.
A palavra "frugal", ainda pouco usada por terras de Camões, significa um estilo de viver em que se consome basicamente o que é preciso para viver.
Mas ser frugal, também não siginifica que compramos tudo do mais barato ou nos privamos de todas as coisas! Na realidade, ser frugal é viver bem mas sem exageros. Ser frugal implica ganhos durante toda a vida sem deixar, no entanto, de viver intensamente.
 
Existem várias vantagens em ter um modo de vida frugal. Assim sem pensar muito enumero aqui sete:
 
1. Sendo frugal poupamos e poupando, podemos enriquecer e assegurar uma velhice mais confortável.
2. Aprende-se a ser disciplinado.
3. Aprende-se a gerir as contas de forma a nunca gastar mais do que aquilo que se ganha, o que afasta as dívidas
4. O excedente poderá ser gasto em coisas com significado para a família, como viagens, investimento na própria educação e na dos filhos, etc. Ter-se-á um motivo para economizar até atingir objectivos.
5. Aprende-se a viver com menos, o que afasta o stress de querer ter mais e o stress derivado de ter de manter todas as coisas que temos.
6. Poupando dinheiro, poupamos tempo. Tendo menos coisas, precisamos de menos tempo para arrumar, limpar, consertar, comprar, organizar, ...
7. Tendo menos coisas, aprendemos a apreciar mais as que temos.


Imagem retirada da blogosfera
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não vá embora sem dizer alguma coisa...