domingo, 7 de outubro de 2012

Mãe? O que é ser frugal?

A minha história começa assim...
Um dia esta pergunta fez-me acordar. Ouvi-a e fez-se um clique!
Vivi até pouco antes desse dia sem grandes dificuldades, com alguns luxos até. Não me lembro de querer muito uma coisa e não a poder comprar mais tarde ou mais cedo. Desperdício, compras por impulso, total desconhecimento de preços dos bens essenciais: era eu! Claro que no fundo, eu impunha alguns limites aos meus gostos, nunca fui rica, mas diria que não olhava muito a poupanças.
Hoje, como todos os portugueses, a crise abateu-se sobre a minha família.
Vida de professora deslocada a hora e meia de casa, salário reduzido pelas medidas do governo, um marido, duas filhas e muiiiiitos animais de estimação: oito cães, uma gata e dois hamsters para alimentar.
Escrevo este blogue para me disciplinar a mim mesma. O objectivo é apreender a essência do conceito "frugal"... Antes da fatídica questão, nunca tinha usado a palavra. Hoje, a vida simples é meu lema.
Uma vida frugal é desprovida de excessos, é simples e sustentável, é caracterizada pela despreocupação em relação ao “ter”.
Vários motivos podem levar a uma intencional simplificação da vida. Podemos ser levados a simplificar por razões financeiras, de saúde, ideologia ou outros. 
Simplificar começa para mim com comportamentos de respeito para com o ambiente, com a valorização de relações e vivências em detrimento da aquisição de mais bens materiais que me custarão dinheiro e energia a manter.
Um misto de desejo de paz, vontade de harmonia e vida campestre é o que eu tento implementar para a minha vida e da minha família.

Imagem retirada da blogosfera


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não vá embora sem dizer alguma coisa...